A Defesa Civil de Salvador (Codesal) promoveu, na manhã desta sexta-feira (3), uma capacitação com voluntários na sede do órgão, na Avenida Bonocô. Na ocasião, foram abordados temas ligados às ações de prevenção, a exemplo de primeiros socorros, mudanças climáticas e percepção de risco.

A subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas da Codesal, Fabiana Santana, ressaltou o motivo da capacitação para os voluntários que se cadastram no site da Defesa Civil. “Para nós é importante capacitar essas pessoas porque se interessam verdadeiramente pelos problemas da cidade e querem atuar. Aqui, eles conhecem a estrutura da Codesal, os serviços da Prefeitura e entendem quais os serviços oferecidos e como reagir em situação de emergência até que a unidade de saúde chegue ao local”.

O morador do bairro de Boa Viagem, Lucas Mateus, de 18 anos, relatou que a oportunidade de estar na capacitação surgiu durante outra atividade, onde foi informado do trabalho de voluntariado que é feito com a Codesal. “Estava participando de um curso que falava sobre situações de risco, primeiros socorros, aí fiquei sabendo da capacitação e me interessei. Se surgir algo já eu vou saber lidar com a situação, e isso é fundamental”.

O estudante do curso de técnico de Segurança do Trabalho, Bruno Arcanjo, contou que foi convidado por colegas e se inscreveu no site para participar da capacitação. Para ele, a iniciativa contribui para saber como agir em situações de risco, provocadas pela mudança do clima.

A capacitação é realizada uma vez por mês, no auditório localizado na sede da Codesal. Os interessados podem se inscrever através do formulário no site www.codesal.salvador.ba.gov.br.

 

SECOM-PMS

03/06/2022

 

https://bit.ly/3meXeYq