_Mês foi marcado por período de intensas chuvas em alguns bairros de Salvador_

A Defesa Civil de Salvador realizou 1224 vistorias de imóveis em áreas de risco entre entre 01 a 31 de maio, mês que registrou expressivos volumes de chuvas no período 09 a 12 em várias regiões da cidade.

Os maiores acumulados foram registrados na Base Naval de Aratu (318 mm), Pirajá (303,5 mm), São Tomé de Paripe (270,6 mm), Ilha de Maré (269,6 mm), Rio Sena (268,9 mm), Itacaranha (267,2 mm), Pituba - Parque da Cidade (256,8 mm ), Matatu (253,8 mm), Centro (250,5 mm) e Capelinha - Vila Picasso (249,4 mm) .

O acumulado de chuvas ao logo de maio, contabilizado pela estação pluviométrica de referência, em Ondina, foi de 190,4 mm, 37% a menos do que a média histórica para o período que é de 302,2 mm.

Estas informações constam do balanço parcial da Operação Chuva 2022, divulgado nesta quarta-feira (01/06), referente a maio, segundo mês da atividade realizada entre abril a junho, período mais chuvoso na capital baiana.

Vistorias

Entre as vistorias realizadas, as ocorrências mais frequentes foram ameaça de deslizamento: 275; ameaça de desabamento: 250; orientação técnica: 132; alagamento de imóvel: 113 e deslizamento de terra: 83.

"Equipes da Codesal estão de prontidão e em plantão 24h para atender as demandas da população em instantes de risco apresentados pelas chuvas", destaca o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

O gestor pede a colaboração dos cidadãos tanto em evitar jogar lixo nos locais inadequados, quanto para que fiquem atentos a qualquer situação de risco e acionem imediatamente a Defesa Civil.

As ocorrências poderão ser comunicadas à Codesal por meio do número gratuito 199.

Ele destacou ainda que a sintonia com os órgãos do Sistema Municipal de Prevenção e Defesa Civil (SPDC) permitiu apresentar resposta imediata às principais demandas e garantir a segurança da população.

Atividades preventivas

O órgão tem realizado atividades preventivas e educativas em áreas de risco, com a instalação de Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), Nupdec Mirim, Programa Defesa Civil nas Escolas e a realização de simulados de evacuação em comunidades de Salvador.

Entre as ações preventivas, a Defesa Civil de Salvador, em parceria com a Limpurb, aplicou preventivamente, em maio, 22.368m² de lona plástica em 134 áreas para impermeabilização de terrenos de encostas.

Além da colocação de lona, as equipes da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) realizaram serviços de capinação, roçagem, retirada de entulho, remoção de terra, lixo e limpeza de valetas.

A manutenção da rede de micro e macrodrenagem, realizadas pela Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), também integra o escopo de ações contínuas.

Já o setor de Atendimento a Comunidades em Áreas de Risco da Codesal recebeu, ao longo do mês, demandas de 592 pessoas pleteiando benefícios eventuais, como auxílio moradia e auxílio emergencia.

Como serviço essencial da Prefeitura de Salvador, a Defesa Civil, que tem como prioridade preservar vidas, mantém plantão 24 horas e atende as demandas da população pelo telefone gratuito 199.

*ASCOM - CODESAL*
01/06/2022