Teve início hoje (11/05) a primeira de três turmas para o curso de formação de brigada de incêndio do Centro Histórico de Salvador, previsto no Plano de Contingência do Centro Histórico de Salvador, em fase de conclusão pela Codesal.

Com a coordenação do tenente Jorge Dias, o treinamento de cada turma, que é restrita a um público específico, será feito em dois dias e busca capacitar os brigadistas a combaterem o princípio de incêndio, utilizando corretamente os extintores, além das técnicas de primeiros socorros.

“Estamos em parceria com a Codesal em prol da sociedade e buscando a excelência para que a façamos um trabalho de prevenção de combate a incêndios, primeiros socorros, e evacuação em caso de sinistro, caso seja necessário”, disse a major BM Jamile Lutiane Mattos, comandante do 1º Grupamento de Bombeiros Militar (1ºGBM/Barroquinha).

O Plano de Contingência tem o objetivo de ampliar a segurança da região e envolver a comunidade na prevenção de incêndios e desabamentos, evitando situações como a ocorrida em novembro de 2017, quando um incêndio atingiu o casarão onde funcionava a Saladearte Cine XIV, no Pelourinho e os Bombeiros tiveram dificuldade de combater o fogo.

“Com essa parceria, que formamos com o Corpo de Bombeiro Militar, conseguiremos treinar mais estas turmas, para enfim podermos entregar a sociedade o Plano de Contingência do Centro Histórico. Aqui temos parceiros das igrejas, dos empreendedores, comerciantes, donos de restaurantes, hotéis, museus que também fazem parte desta estrutura que estamos construindo”, acentuou Sosthenes Macêdo.

A coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos, Gabriela Morais, destacou que a convocação dos participantes não foi aleatória, mas motivada pelo vínculo com o local, já que estão na poligonal do sítio histórico e reconhecem a importância da área tombada como Patrimônio Histórico da Humanidade.

“Espero que vocês aproveitem bem o curso para que, caso necessário, possam atuar nas primeiras ações de combate a incêndios e ajudem a preservar o local”, acrescentou.

Participaram da aula inaugural o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, a coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos Gabriela Morais, a subcoordenadora de Áreas de Risco, Rita Moraes.

ASCOM - CODESAL
11/05/2022