Alunos da rede municipal de ensino participam ao longo desta semana de capacitação promovida pelo Projeto Defesa Civil na Escola (PDCE) em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A previsão é que 280 alunos sejam capacitados.

A atividade é conduzida pelas agentes de endemia do CCZ| Rosângela Neiva de Mattos e Marileide Santana Mendes que alertam sobre os danos e como prevenir as principais zoonoses, como a toxoplasmose, a raiva, a leptospirose, dengue, zika, entre outras, além trazerem de exemplos práticos sobre os riscos de se jogar lixo em locais inadequados e descartar objetos que possam acumular água.

Participaram hoje (04/04) das atividades as Escola Municipal Senhor do Bonfim - Subúrbio I e Escola Municipal Francisco Mangabeira - São Caetano. A programação segue amanhã na Escola Municipal do Pau Miúdo - Liberdade/Cidade Baixa e Escola Municipal Santa Angela das Mercês - Centro (05/04); Escola Municipal Iraci Fraga - Cajazeiras e Escola Municipal Makota Valdina - Orla na quarta-feira (06/04); na quinta-feira (07/04) na Escola Municipal Cecília Meireles - Pirajá.

“O PDCE é um programa da Defesa Civil da Salvador que visa informar e capacitar a comunidade escolar, por meio de ações educativas e participativas, voltadas para a formação de multiplicadores, na certeza de que não há prevenção sem informação sobre riscos e sem a participação da sociedade”, explica o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

"A atividade tem como objetivo estreitar vínculos da Codesal com a comunidade além de conscientizar sobre a importância de se conhecer as formas de contágio e prevenção de zoonoses”, explica a subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas, Fabiana Santana.

Ela destaca ainda a importância da parceira com o CCZ, considerando que as zoonoses parasitárias afetam os seres humanos e são transmitidas principalmente por animais domésticos, como cães e gatos, e o conhecimento sobre estas doenças se torna essencial sob o ponto de vista de saúde pública e proteção civil.

*ASCOM – CODESAL*
04/04/2022