Entre o dia 08/04, quando fortes chuvas começaram a cair em Salvador, até às 11h deste sábado (17/04), a Defesa Civil de Salvador (Codesal) recebeu 2.645 solicitações de vistorias pelo telefone 199. As principais demandas referiam-se a ameças de deslizamento - 663, deslizamentos de terra - 406, e ameaças de desabamento - 372.

Nesse intervalo, foram registrados acumulados de chuvas que chegaram, por exemplo, a 364,6mm na região da Base Naval de Aratu. Outras localidades que registraram altos índices de chuva foram Mirantes de Periperi - 340,2mm; Praia Grande – 336,8mm e São Tomé de Paripe – 332,8mm. No período, choveu mais do que o esperado para todo o mês de abril.

"Apesar das chuvas intensas, nossa cidade está muito mais preparada para enfrentar os imprevistos climáticos. Nós protegemos quase 300 áreas de encostas na cidade, o que permite que as pessoas durmam mais tranquilas. Priorizamos salvar vidas”, afirmou o prefeito Bruno Reis.

A vice-prefeita, Ana Paula Matos, por sua vez, disse que "a rede estruturada da gestão municipal, efetivada por meio da Operação Chuva, tem sido fundamental para prevenir ocorrências motivadas pelas chuvas na capital baiana".

“As equipes de Codesal estão de prontidão para atender as demandas da população, realizando vistorias solicitadas pelo telefone 199. Estamos também fazendo inspeções preventivas buscando antecipar ocorrências que possam ser ocasionadas pelo excesso de chuva em áreas de encosta", afirma o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

Média pluviométrica

A normal climatológica (média histórica) para o mês de abril é de 295,7, sendo que entre 01 a 17 de abril, a estação pluviométrica do Inmet, em Ondina, registrou 183,6mm, mais da metade esperado para todo o mês.

"As médias climatológicas, que permitem identificar os períodos mais chuvosos ou secos, são valores calculados a partir de um cumulativo de dados apurados em 30 anos, observados, no caso de Salvador, a partir do pluviômetro de Ondina, do Inmet, o único que tem mais de três décadas em funcionamento na capital”, explica o meteorologista da Codesal, Giuliano Carlos Nascimento.

Previsão do tempo

A previsão para este sábado (17) é de céu claro a parcialmente nublado com chuvas fracas, de curta duração, a qualquer hora do dia. No domingo (18), a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas, a qualquer hora do dia.

Tendência de chuvas para a próxima semana

Entre hoje, segunda-feira (19), e domingo (25), há uma tendência de chuvas fracas, por vezes moderadas, principalmente na madrugada e a noite.

Vale ressaltar que, entre quarta-feira (21) e quinta-feira (22) poderão ocorrer chuvas de intensidade moderada a forte.

A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.

As ocorrências podem ser acompanhadas em tempo real através do site www.codesal.salvador.ba.gov.br.

ASCOM - CODESAL

17/04/2021