As fortes chuvas que cairam em Salvador no final da manhã e se prolongaram pela tarde de hoje resultaram da ação mais intensa de um cavado em níveis médios e altos e um frente fria que se encontra sobre o oceano Atlântico. O cavado é resultante de um região alongada de pressão atmosférica baixa, que pode ocasionar chuvas.

"Equipes da Defesa Civil de Salvador estão em campo realizando vistorias solicitadas pelo telefone 199, e também procedendo as inspecções previstas no Plano de Prevenção de Defesa Civil (PPDC) nas regiões dotadas do Sistema de Alerta e Alarme", explica o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

"O PPDC estabelece protocolos de acompanhamento das condições do tempo e das situações de risco, a exemplo de deslizamento de terra, realizadas pelo Centro de Monitoramento e Alerta de Defesa Civil (Cemadec) e demais setores do órgão", afirma a coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos, Gabriela Morais.

Ainda segundo Sosthenes Macêdo, nesta quinta-feira, foram registradas nas últimas seis horas acumulados de chuvas de 97,6mm, em Mamede, 94,6 mm, em Moscou. Em 72 h, foram contabilizados acumulados de 125,2 mm, em Mamede, 116,6 mm Moscou. "Caso necessários e para a segurança dos moradores, acionaremos as sirentes nessas localidades", informou.

Para a sexta-feira e o final de semana, a previsão é de chuvas moderadas a fortes com riscos para alagamentos e deslizamentos de terra. Não se descarta a possibilidade de acumulados de chuva expressivos em alguns pontos da capital baiana.

De acordo com o meteorologista do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (CEMADEC), Giuliano Carlos do Nascimento, "as chuvas resultam de um sistema frontal mais afastado do continente, que direciona a convergência de umidade em direção ao leste da BA, onde os volumes de chuva aumentam gradativamente entre hoje até sábado (10/04)"

A Codesal mantém plantão de 24h todos os dias da semana. Em caso de emergência disque 199.

ASCOM - CODESAL
08/04/2021