A Defesa Civil de Salvador (Codesal) realizou vistorias nos imóveis localizados na rua da Paz (Estrada do Derba), bairro de Valéria, onde ocorreu, na manhã desta quinta-feira (26/03), um deslizamento de terra que invadiu duas casas que tiveram suas estruturas comprometidas e serão demolidas. Onze outras foram evacuadas. A Codesal contou com a colaboração das demais entidades do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC) para proceder as vistorias e encaminhar os moradores atingidos à Secretaria Municipal de Reparação e Combate à Pobreza (Sempre). Duas pessoas, que estavam em uma das casas, foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros. Sete outra ficaram ilhadas na rua foram também resgatadas, sem ferimentos graves. A área foi isolada. Um poste atingido já recebeu reparos da Coelba.


A Guarda Municipal (GCM) foi convocada para a retirada das pessoas, que vivem no entorno, e resistem em ficar nos imóveis próximos à encosta que deslizou em Valéria. Segundo o diretor geral da Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Macêdo, o órgão tomou conhecimento de que foi irregularmente colocada terra emprestada no talude, o que poderia ter ocasionado o deslizamento. "Isso vai ser averiguado pelo secretário Sérgio Guanabara que encaminhou técnicos de Sedur ao local para análises e tomar as providências cabíveis para que não venhamos a ter outros escorregamentos no local".


Ainda segundo ele, todas as casas do entorno estão sendo vistoriadas, com o apoio da Secretária de Articulação Comunitária e Prefeitura-Bairro , Prefeitura-Bairro de Valéria e da Sedur. Aquelas cujos cadastros já foram concluídos vão direto para a Secretaria de Promoção Social (Sempre) para que seus moradores sejam acolhidos pelos programas sociais do município. Informou ainda que tem sido registrado um acumulado de chuva muito intenso em Salvador, fenômeno que vai se repetir neste período de Operação Chuva entre março a junho.

ASCOM - CODESAL
26/03/2020