Por conta do risco de infecção causada pelo coronavírus, Codesal solicita à população que se dirija à sede do órgão apenas em caso estritamente necessário; atendimento continua normal

Medida visa evitar aglomeração de pessoas o que amplia o risco de infecção causada pelo COVID-19.

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) solicita à população que utilize preferencialmente as redes móveis para registrar suas demandas, evitando dirigir-se fisicamente à sede do órgão, o que só deve ser feito apenas em casos estritamente necessários.

A orientação visa reforçar as medidas preventivas adotadas pela Prefeitura de Salvador, entre as quais evitar a aglomeração de pessoas, em decorrência da infecção humana causada pelo novo coronavírus (COVID-19).

A Codesal continua a atender todas as solicitações emergenciais e de vistoria pelo telefone 199, mantendo-se de plantão 24 horas.

Desde segunda-feira (16/03) a Defesa Civil de Salvador suspendeu temporariamente as atividades que envolvam aglomeração de pessoas, em concordância com o decreto assinado naquela data pelo prefeito ACM Neto.

Entre as atividades suspensas estão a Quintas do Saber, apresentação do Plano de Ações Estruturais (PAE), as atividades do Programa Defesa Civil nas Escolas (PDCE), e a formação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), além da realização de simulados de evacuação de área que tem como atividade final o encaminhamento dos moradores a uma unidade de acolhimento localizada em uma escola da rede municipal.

Estas medidas atendem às indicações da Declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) pela Organização Mundial da Saúde, datadas de 30 de janeiro de 2020, e da Portaria nº 188/GM/ do Ministério da Saúde, de 4 de fevereiro de 2020, que Declara Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), em decorrência da epidemia pelo novo coronavírus (2019-nCoV).

ASCOM-CODESAL
18/03/2020