AVANÇOS

Sosthenes Macêdo apresentou os principais avanços alcançados pela Codesal entre 2013 a 2020, período da gestão do prefeito ACM Neto em que o órgão foi reestruturado, passando a adotar ações de prevenção, principalmente nas áreas de risco da capital. "Não se pode mais pensar em defesa civil como exclusiva resposta às contingências, mas como atividades estruturadas em ações preventivas", disse.

Entre as ações preventivas, por ele destacadas, estão a intensificação do uso de tecnologia nas comunidades localizadas em áreas de risco a exemplo do Sistema de Alerta e Alarme: já são onze sirenes em dez áreas de risco. Também já foram implantadas 195 geomantas em encostas que beneficiaram cerca de 57 mil famílias; monitoramento do tempo e do clima pelo Centro de Monitoramente e Alerta da Defesa Civil (Cemadec). Foram ainda instaladas estações meteorológicas no Parque da Cidade e Mont Serrat e implantadas duas estações hidrológicas no Rio Camarajipe para monitoramento do volume de água. Outro trabalho preventivo desenvolvido pela Defesa Civil de Salvador é o mapeamento de áreas de risco. Cento e cinco dessas áreas já foram mapeadas com identificação dos riscos de deslizamento ou alagamento.

Sosthenes Macêdo ressaltou ainda que no campo educativo adota-se programas como o Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) dos quais 42 já foram formados, capacitando 2.367 pessoas que vivem em comunidades localizadas em áreas de risco, junto ao  Programa Defesa Civil nas Escolas (PDCE) na rede escolar municipal. Setenta e uma unidades já participaram abrangendo 8.702 alunos. Também as comunidades que contam com o Sistema de Alerta e Alarme realizam periodicamente simulados de evacuação de área de risco como teste para os períodos de chuvas intensas. Já foram realizados 23 simulados.

PROFISSIONALISMO

A secretária da Sempre, Ana Paula Matos, que participou do encontro, afirmou que “com a participação coesa entre os órgãos estou certa que nos anteciparemos às ocorrências. Tem muitas vidas em Salvador que precisam ser cuidadas”.

O tenente-coronel Augusto Nobre, do Corpo de Bombeiros, destacou como “perfeitas” as colocações do diretor Sosthenes Macêdo ao falar das atividades preventivas, elogiando o “profissionalismo” da Codesal e ressaltando a importância do Comitê para que os esforços sejam concretizados. “Caso a Codesal não estivesse atuando de forma tão proativa em programas educativos e preventivos junto à população talvez estivéssemos em uma situação como as registradas em Minas Gerais e São Paulo”.

O representante da Sudec (Defesa Civil Estadual), Vitor Gantois, enalteceu à atuação a Defesa Civil de Salvador: “Não canso de elogiar a Codesal”, lembrando que não raras vezes sugere aos gestores municipais de cidades do interior baiano, a exemplo de Feira de Santana, “que procurem fazer parceiras com a Defesa Civil de Salvador que está capacitada a auxiliar esses municípios”.

Ao finalizar o encontro, o coordenador de Ações de Contingência e subcoordenador do Comitê, Francisco Costa Júnior, acentuou aos integrantes que, com a aproximação do período chuvoso, é “fundamental a integração colaborativa de todos para o bom funcionamento do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil”.

PARTICIPANTES

Participaram da reunião os seguintes representantes do Comitê: o diretor da Defesa Civil e coordenador geral do Comitê, Sosthenes Macêdo, o subcoordenador, Francisco Costa Júnior, Débora Fonseca Gomes, Casa Civil, Flavia Maria Guimarães, Ouvidoria, Hélio Veloso, Sedur,  Marco Antonio Bandeira, Limpurb, Juliana Portela, Sempre, Raquel Rios Pecir, SMS/Samu, Nilo Correa Maciel, Seman, Marcelo Oliveira Silva e Etenilson da Silva, pela Guarda Civil Municipal, Vitor Gantois Santos, Sudec, tenente-coronel, Augusto Nobre, Corpo de Bombeiros, capitão Fabrício Carlos dos Santos, Polícia Militar, Sandra Carvalho Fonseca e Patrícia Almeida, pela Coelba, Priscila Monteiro e Claudio Torres, pela Conder, André Luiz Nascimento, Caio Mario Batista e Wladimir Conceição, pela Embasa.

Como convidados compareceram à reunião a secretária da Sempre, Ana Paulo Matos, o subsecretário da Seman, Lázaro Jezler, Ian Mariani de Oliveira, Seman, Kelly Moraes, pela PB Cajazeiras, Alan Santos Muniz, PB Suburbana, Cláudio Condurú, PB Valéria, Raimundo Castro Pereira, PB Centro-Brotas, João Amaral, PB Liberdade,  Itajacy Diniz, do Inmet, Ernesto Carvalho, CAU/BA e Loris Brantes, Unijorge/CAU.

Participaram ainda Ivan Barbosa e Paulo Argolo, pela Seman, Télio Barroso, Sempre, Denise Fraga, Gabriela Morais, Ricardo Rodrigues, Giuliano do Nascimento, Carla Viana, Maria da Conceição Souza, Marta de Souza, pela Codesal, e Liana Cristina Assis, PB Cabula.

Defesa Civil Salvador - Codesal

Claudio Bandeira