Para marcar a Semana Nacional de Combate, foi inaugurada hoje (15/10) pela Codesal a estação hidrológica próxima a ponte de acesso na região próxima à Tok&Stok (Avenida Tancredo Neves) que se junta a já instalada na Av. Barros Reis (Arraial do Retiro), próximo à Bremen, ambas no rio Camarajipe. Esses equipamentos permitirão o monitoramento o volume de água pelo Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil do Salvador (Cemadec). A gestão municipal, por decisão do prefeito ACM Neto, investiu R$ 95 mil na inovação tecnológica.

O rio Camarajipe se estende por 14 quilômetros, sendo o maior da capital baiana. Nasce no bairro de Boa Vista de São Caetano e deságua na Praia do Jardim dos Namorados. Quando atravessa a região do Iguatemi, o leito alcança 20 metros de largura.

“Esses equipamentos visam medir o armazenamento e a transmissão de dados hidrológicos, acompanhando o nível do rio (usando sensor tipo radar) e da precipitação (com pluviômetro), de maneira a permitir registros situação do rio, principalmente no que diz respeito a enxurrada, erosão de margens e alagamento do núcleo urbano”, explica o subcoordenador do Cemadec, Ricardo Rodrigues.

"As duas estações hidrológicas vão se somar à rede monitoramento meteorológico do Cemadec, idealizada de forma a permitir a coleta em tempo real das informações necessárias ao acompanhamento e alerta preventivo de desastres naturais", diz o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

ATUALIZAÇÃO

De acordo com o Atlas Brasileiro de Desastres Naturais (2013), as médias históricas das ocorrências registradas em todo país, 33% corresponderam a inundações bruscas (enxurradas) e graduais (enchentes), e 3% aos movimentos de massa e erosões, o que evidencia a importância da estação hidrológica na prevenção de acidentes.

O coordenador de Ações de Contingência, Francisco Costa Júnior, citou que "as estações vão contribuir para a atualização do modelo hidrológico a partir de informações coletadas, implementando a confiabilidade das previsões de extremos hidrológicos".

A reestruturação da Defesa Civil de Salvador (Codesal), a partir da Lei n° 8969/2016, criou um novo modelo de gestão com a implantação do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil do Salvador - Cemadec, inaugurado em 2016.

Funcionando 24h todos os dias do ano, efetua o monitoramento meteorológico e acompanha o Sistema de Alerta e Alarme Sonoro para, se necessário, atuar preventivamente no município, visando a minimização dos riscos de acidentes em casos de chuvas fortes.