O encerramento da instalação do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) na comunidade do Alto do Formoso, em Cosme de Farias, foi marcado pela certificação de 61 voluntários em confraternização realizada na tarde desta quarta-feira (19/12). As atividades fazem parte das ações do Setor de Gestão de Núcleos Comunitários e Voluntariados da Defesa Civil de Salvador (Codesal).

O Nupdec tem como objetivo preparar os moradores para reduzir os riscos na área onde vivem de modo a atuar em atividades de prevenção, socorro e assistência em situações de desastres.

Participaram da certificação o vice-prefeito, Bruno Reis, o deputado federal eleito, João Roma, a diretora geral das prefeituras-bairros, Ana Paula Matos, o subprefeito Centros/Brotas, Ian Mariani, o gerente regional da educação de Brotas, José Mário e a subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas da Codesal, Kelly Morais.

O vice-prefeito, Bruno Reis destacou que "a administração do prefeito ACM Neto, por meio da Defesa Civil de Salvador, tem intensificado as ações preventivas, a exemplo da formação de Nupdecs em áreas de risco, com o objetivo de preservar vidas".

Já o deputado federal João Roma afirmou que "iniciativas como a formação de voluntários e dos Nupdecs contribuem a agregar moradores em benefício de suas comunidades".

Durante a entrega dos certificados, o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, agradeceu o empenho da comunidade "cuja participação permitiu garantir o sucesso das atividades de formação do núcleo na comunidade".

No período de capacitação, equipes da Codesal apresentaram módulos que tratam de temas sobre a defesas civil, percepção de risco, primeiros socorros e combate às zoonoses, entre outros.