O meteorologista da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Ricardo de Sousa Rodrigues, apresentou na tarde de hoje (27/11) a palestra “O monitoramento operacional no âmbito da Defesa Civil” no 20º Congresso Brasileiro de Meteorologia (CBMET), realizado até sexta-feira (30/11) no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, Alagoas.  “O objetivo da palestra foi evidenciar a importância do monitoramento meteorológico para a Defesa Cívil nas ações de Prevenção e Contingências”, explicou Rodrigues.

A Codesal participa do evento com a pesquisa “Monitoramento de Chuvas e Alerta de Risco de Desastres Naturais no Município de Salvador”, aceita pela Comissão Científica do evento, de autoria de Ricardo Rodrigues, Giuliano Carlos do Nascimento, que também participa do congresso, de Gabriel Curvelo Leite, Carolline Vasconcelos e Milena Ferreira de Lima Souza. 

Os técnicos, autores do trabalho, atuam no Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec) que efetua o monitoramento meteorológico e acompanha o Sistema de Alerta e Alarme Sonoro para, se necessário, intervir preventivamente no município, para minimização dos riscos de acidentes em casos de chuvas fortes.

A programação do 20º CBMET reúne palestras e painéis de discussões por especialistas nacionais e internacionais sobre temas de relevância para o entendimento dos fenômenos meteorológicos, contribuindo divulgar as pesquisas mais recentes no campo acadêmico, bem como, as inovações tecnológicas na área de meteorologia, promovendo o desenvolvimento da ciência meteorológica.

Neste contexto, a proposta do evento consiste na realização de palestras e painéis com discussões sobre a relação entre a Meteorologia e a Sociedade, especificamente, sobre a relação entre o clima atual, suas projeções, e a vulnerabilidade hídrica do século XXI.

 

Disque 199
Em Caso de Emergência.
Redes
Fale Conosco

Mais informações ou solicitações de dados

Clique Aqui