A Defesa Civil de Salvador, em parceria com a Sucop, instalou hoje (31/07) no Alto do Bom Viver (Subúrbio Ferroviário) um sistema de fixação de pontos de controle que farão a aferição e previsão de possíveis deslizamentos de terra em áreas de risco geológico. A iniciativa integra o Programa de Monitoramento de Deslocamento de Massa (PMDM), que complementa as ações preventivas introduzidas na Codesal, pelo prefeito ACM Neto, a partir de 2016.

Esses sensores assemelham-se a prismas que emitem sinais e permitem o registro da movimentação do solo, além de enviar as informações para uma estação informatizada. Os dados coletados servirão para a produção de relatórios quinzenais.  Os dispositivos, que realizam o monitoramento em intervalos de tempo pré-definidos, são capazes de detectar com precisão qualquer movimentação ou deslizamento de terra na encosta.

"O objetivo é reunir informações significativas sobre o solo que auxiliem a Defesa Civil a detectar as condições que antecedem o desastre e se antecipar a eles, ganhando tempo para, por exemplo, evacuar uma área em risco, reduzir danos, salvar vidas”, define o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo,  que destaca a  colaboração da Sucop na execução do PMDM. “Em nome da Defesa Civil, agradeço ao superintendente Orlando Castro que cedeu o equipamento da Sucop para realização deste importante estudo”, afirmou

O monitoramento é feito por amostragem sendo que o dispositivo topográfico permite a leitura e elaboração de um diagrama georeferenciado em pontos notáveis de risco geológico. Segundo o chefe do Setor de Logística da Codesal, Elio Perrone, “com o mapeamento de deformações que possam ocorrer na estrutura do maciço é possível gerar um diagrama de deslocamento de massa terrosa, elemento importante para o estudo do comportamento dessas superfícies de modo a evitar consequências desastrosas”. Ele acrescenta que o estudo vai permitir ainda nortear futuras áreas que receberão investimentos do município na construção de estruturas de contenção ou aplicação de geomantas.

A coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos, Gabriela Morais, afirma que o PMDM “vai reforçar as ações preventivas já desenvolvidas pela Defesa Civil em comunidades que vivem em áreas de risco na capital baiana”.