Foto: Bruno Concha/Secom

A partir desta quinta-feira (17), o turno da noite será utilizado pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) para intensificar as ações preventivas, com a realização de testes de evacuação rápida visando a redução de danos e a preservação da vida em comunidades localizadas em áreas de risco. Segundo o órgão, a noite é, estatisticamente, o período em que ocorre o maior índice de incidentes relacionados aos efeitos das chuvas na capital baiana. O local do primeiro simulado será no Calabetão, próximo à BR-324, a partir das 19h. Equipes da Codesal fazem os preparativos finais na comunidade, dialogando com moradores e instalando equipamentos.

Visando garantir melhor desempenho na operação, os preparativos foram iniciados na segunda-feira (14), com o início da mobilização dos moradores. Já foram realizadas reuniões com cidadãos e lideranças para explicar os objetivos da iniciativa, que visa, sobretudo, levar as ações de prevenção para cada vez mais perto da realidade de cada comunidade. A Codesal já atua na região por meio das sirenes de alerta para dispersão rápida da população em caso de movimentação de terra morro abaixo.

Prática - A população residente em áreas de risco tem sido instruída por meio de ações preventivas e educativas. O treinamento é necessário para que os moradores possam agir de forma rápida e correta em casos de incidentes relacionados à chuva. "O que fazer quando acordamos com sono, atordoados e precisamos deixar imediatamente um imóvel numa situação de perigo? As explicações que serão apresentadas no simulado servirão ainda para casos de alagamentos, deslizamentos e outros eventos complexos, que geralmente ocorrem no período noturno", descreve o diretor-geral do órgão, Gustavo Ferraz.

Participam do simulado as secretarias de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), de Saúde (SMS), de Educação (Smed), Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel), além da Prefeitura-Bairro do Cabula, Transalvador, Guarda Civil Municipal (GCM), Ouvidoria, Corpo de Bombeiros.

Ao todo, serão cinco poligonais de evacuação com rotas seguras por onde as pessoas poderão circular para chegar ao abrigo, que será na Escola Municipal do Calabetão. Na unidade escolar, as equipes de assistentes sociais e psicólogos receberão a comunidade. Também simularão a abertura de cadastro social – como acontece num evento real.

Primeira ação do tipo, o simulado noturno será repetido em todas as áreas de risco da capital baiana. Em um primeiro momento, as ações vão ocorrer nas localidades onde estão localizadas as sirenes de alerta: Pedro Ferrão, Bom Juá, Mamede (duas sirenes), Baixa de Santa Rita, Vila Picasso (duas) e Calabetão.