O final de semana junino promete ser de chuva em Salvador. A previsão é do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cemadec), que aponta para chuvas de intensidade moderada a partir desta quinta-feira (22) até domingo (25), principalmente à noite. De acordo com o informe, o período chuvoso pode causar riscos de alagamentos ou deslizamentos. “Por isso, manteremos nossas equipes de plantão durante o São João. A Defesa Civil (Codesal) e todo o sistema do call center, pelo 199, vai funcionar 24h para atender as pessoas”, explica o diretor-geral da Codesal, Gustavo Ferraz.

A equipe para atender às ocorrências será formada por cerca de 30 servidores, entre engenheiros, técnicos e motoristas. As ações ocorrerão com apoio de agentes de outros órgãos da Prefeitura que estão envolvidos na Operação Chuva, como a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) e Limpurb (Empresa de Limpeza Urbana do Salvador).

A média climatológica de chuva em Salvador para junho é de 259 mm. Até então choveu apenas 70 mm - bem abaixo para a média histórica da cidade. A recomendação da Codesal é que a população evite jogar lixo nas ruas para não entupir bueiros e canais, evitando enchentes e alagamentos.