A partir da Lavagem do Bomfim 2024, a ser realizada nesta quinta-feira(11/01), a Prefeitura Municipal de Salvador implanta mecanismos para atenuar os efeitos do calor em todos os eventos de grande concentração de massa.

A iniciativa para minimizar a sensação térmica gerada pelas altas temperaturas, que têm sido registradas na capital baiana, tem origem no Plano de Contingência para Temperaturas Extremas, cuja minuta foi elaborada pela Defesa Civil de Salvador.

Para a Lavagem serão utilizados as seguintes boas práticas: instalação de dispenser com protetor solar; climatização por meio de micro aspersão e colocação de carros pipas ao longo do circuito.

A vice-prefeita e secretária de Saúde, Ana Paula Matos, destaca que o Plano de Contingência para Temperaturas Extremas tem como objetivo preparar a capital baiana para um eventuais alta de temperatura com a chegada do Verão, adotando ações preventivas a fim de amenizar a sensação térmica de calor em festividades como a Lavagem do Bonfim.

"Nesse período, os efeitos são mais visíveis quando a cidade tem mais gente nas ruas, com Sol e mais calor, instante em que será necessário implementar ações como, por exemplo, o uso de carros pipas e climatização por meio de microaspersores e de umidificadores de ar em pontos estratégicos de maior algomeração", define.

Já o secretário de Cultura, Pedro Tourinho adianta que "a Lavagem do Bonfim contará com cinco carros-pipa disponíveis ao longo do trajeto entre o Comércio e a Colina Sagrada. Além disso, também serão distribuídos sachês gratuitos de protetor solar na saída do cortejo".

"Buscando assegurar a integridade e o conforto dos participantes do cortejo, a Codesal realizou avaliação de cenário do trajeto da Lavagem para a determinação dos locais que atendam as iniciativas da PMS para atenuar os efeitos do calor, além de indicar aos órgãos parceiros do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC) possíveis intervenções corretivas no trajetos", explica o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Macêdo.

Mitigação de danos

Sobre o Plano de Contingência para Temperaturas Extremas, a engenheira Rita Jane Moraes, subcoordenadora de Áreas de Risco da Codesal, explica que o documento foi concebido numa perspectiva de curto prazo, face à evolução das condições meteorológicas, no decurso da época do evento.

"A melhor forma de prevenir os efeitos do calor intenso na saúde humana é por meio da preparação dos espaços em que estes eventos ocorrem, sejam eles públicos ou privados, interferindo no ordenamento e planejamento do local. Assim a Defesa Civil de Salvador busca desenvolver ferramentas de orientação que visem a adoção de boas práticas no âmbito da saúde humana", afirmou.

Entre as indicações apontadas no relatório de avaliação de cenário, constam a instalação de aspersores na Praça Marechal Deodoro, Praça dos Dendezeiros, Adro do Bomfim, posicionamento de carro em frente à Associação Comercial da Bahia, da Igreja dos Mares e Unidade de Conservação de Roma; além de dois pontos de distribuição de protetor solar localizado em frente à Igreja da Conceição da Praia.

Alertas do Cemadec

O Plano de Contingência para Temperaturas Extremas determina como protocolo que o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec) emita avisos quando as condições climáticas indicam que as temperaturas atingirão níveis significativamente altos por um período prolongado, informa a subcoordenadora Alana Matos.

"No que diz respeito aos efeitos do calor na saúde, os alertas à população serão enviados quando a temperatura ultrapassar 32° C seguindo níveis de alerta", define:

Alerta verde - Nível de observação: corresponde às temperaturas normais para a época do ano (Umidade Relativado Ar (URA) de 40 a 31%); Alerta amarelo - Nível de atenção: indica situação meteorológica potencialmente perigosa (URA de 30% até 21%); Alerta laranja - Nível de alerta: temperaturas elevadas – podem provocar danosos efeitos à saúde (URA de 20% até 12%); e Alerta vermelho - Nível de alerta máximo: temperaturas muito elevadas com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana (URA abaixo de 12%).

ASCOM - CODESAL
09/01/2024