O CEMADEC tem como objetivos: acompanhar e avaliar o quadro evolutivo dos fenômenos climáticos extremos que oferecem riscos à população do Município;  alertar a população sobre as situações de riscos iminentes associados aos eventos extremos de chuvas, conforme os protocolos do Plano de Proteção de Defesa Civil (PPDC).

O Centro funciona com uma equipe multidisciplinar, em uma moderna central tecnológica instalada na sede da CODESAL, composta por 9 (nove) estações de trabalho (cada uma com três monitores) e um videowall.

Atua em regime de plantão 24/7, para monitorar os principais sistemas meteorológicos que provocam eventos significativos de chuvas na cidade. Possui atualmente uma rede de monitoramento de 71 (setenta e uma) Plataformas de Coleta de Dados - PCDs, sendo 48 (quarenta e oito) estações pluviométricas (CODESAL e CEMADEN), 04 (quatro) estações hidrológicas (CEMADEN e CODESAL), 04 (quatro) estações meteorológicas (CODESAL e INMET) e 15 (quinze) estações geotécnicas (CEMADEN), conforme a Figura 1.

 

Figura 1 - Rede de Monitoramento.

 

 

Obs: Cada plataforma de dados tem um pluviômetro.

  

Clique aqui para mais informações sobre o CEMADEC 

 

 

 

Disque 199
Em Caso de Emergência.
Redes
Fale Conosco

Mais informações ou solicitações de dados

Clique Aqui