Com parte das atividades de abertura da Operação Chuva 2023, servidores da Defesa Civil de Salvador (Codesal) se mobilizaram em ação solidária para doação de sangue ao Hemoba, atendendo ao apelo da fundação para ampliar o estoque de hemoderivados. A atividade ocorreu nesta quinta-feira (30/03).

O sangue doado é dividido em diversos componentes – como plaquetas, plasma e hemácias – e, por isso, uma única coleta pode servir para a recuperação de várias pessoas que esperam a doação.

"Reduzir risco e salvar vidas são os principais objetivos da Defesa Civil, e a doação voluntária de sangue está em sintonia com a nossa missão, motivo pelo qual nossos colaboradores vieram aqui em mutirão para este gesto de solidariedade", afirmou o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Macêdo.

Ao todo, 27 pessoas entre servidores e voluntários da Codesal participaram da mobilização.
Estão aptos para fazer a doação todas as pessoas com idade entre 18 a 69 anos, que pesem no mínimo 50 quilos, estejam em boas condições de saúde e não tenham passado por parto ou cirurgia, pelo menos, nos três meses que antecedem a doação. Para homens, o limite máximo é de doação quatro vezes por ano e, para mulheres, três vezes.

ASCOM-CODESAL

30/03/2023